Toda a joia começa com um desenho feito a mão. Um rascunho que representa uma intenção e começa a tomar forma com o tempo. Esse longo processo, que chega a durar muitos meses, é repleto de idas e vindas entre desenhos e modelos feitos 100% a mão. Algo muito semelhante ao processo criativo da arquitetura, formação da Gabriela, em que rascunhos e maquetes trabalham em conjunto a fim de criar algo completamente novo. Enquanto as maquetes funcionam como modelos para trazer a melhor inserção no contexto urbano possível, os pequenos modelos realizados pela Gabriela na joalheria funcionam como ferramenta para que a joia tenha a inserção perfeita no corpo, envolvendo-o de forma harmônica, elegante e sensual.
Somado a isso, a GS conta com uma equipe de ourives de excelência, que garantem a execução impecável das joias, assim como o acompanhamento do olhar hiper detalhista da Gabriela ao longo de todo o processo para garantir a sofisticação e delicadeza das joias.
O processo de ourivesaria conta com as seguintes etapas:
1.Laminação: Processo utilizado para a transformação do material (ouro, prata, latão, etc.) em chapas, a fim de adquirir a espessura e a forma ideais para a fabricação das joias.
2.Recozimento: Nessa etapa, o metal é aquecido até ficar incandescente para, em seguida, ser resfriado e retrabalhado.
3.Execução: Na maior parte das joalherias esse processo é realizado por meio da fundição – cria-se um molde que servirá de padrão para a realização das próximas peças. Entretanto, na GS as joias são realizadas sem esses modelos, mas realmente uma a uma a mão, evitando assim a padronização.
4.Soldagem: Processo de união de duas partes de uma joia. É feito com o derretimento de uma minúscula chapa de metal, que se torna líquida e, assim, capaz de juntar as peças.
5.Lixamento: Com as lixas são removidas as imperfeições das peças, tornando o seu acabamento ainda melhor.
- 6. Polimento: Com um pano ou escova sintética, que gira em alta velocidade, é feito um leve desgaste na peça, a fim de retirar possíveis riscos provenientes do lixamento ou, mesmo, deformidades por conta da soldagem.
- 7. Detalhes e acabamentos: Esta é a última etapa no processo de fabricação de jóias, em que todo cuidado e atenção são necessários para ter a peça perfeita. Para a finalização das jóias pode-se usar acabamentos externos e cravações com pedras preciosas para decorar. Cada pedra é cravada manualmente.
O acabamento é a última etapa do processo e nele verifica-se a peça toda, a fim de encontrar imperfeições ou defeitos.
Deixe um comentário